Acesse Cadastre-se

Boas Práticas

Conheça o nosso banco de boas práticas em gestão pública, composto por experiências mapeadas em diversos estados e municípios brasileiros.

Gestão fiscal
Rio de Janeiro; Parati; Gestão; Equilíbrio Fiscal
Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável - Frente de Equilíbrio Fiscal

Público Alvo

Profissionais da prefeitura e cidadãos.

Objetivos

Programa equilíbrio fiscal na cidade de Paraty (RJ).

Como funciona

Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável - Frente de Equilíbrio Fiscal São introduzidos: uma sistemática de acompanhamento que envolve desde servidores até o prefeito; um software ou planilhas eletrônicas automatizadas para cálculos; treinamentos em métodos de gestão (PDCA e gerenciamento matricial de despesas e receitas, por exemplo), acompanhamento e controle dos resultados mensais; busca de oportunidades de melhoria dos processos internos; envolvimento e participação em fóruns de discussão e disseminação de boas práticas da rede do Juntos; apoio do Núcleo de Governança do Juntos, composto por lideranças empresariais, que se reúnem periodicamente para traçar estratégias e além de serem engajados na tomada de decisão compartilhada, também apoiam financeiramente o programa.

O projeto foi implantado em 2013 com o envolvimento de todas as secretarias do município, sobretudo as Secretarias de Gestão, Administração e Finanças/Fazenda. Durante a sua implantação, o governo local contou com o apoio de empresas do setor privado.

A iniciativa foi indicada para prêmios em sua área temática, e teve repercussão em jornais e revistas de relevância local. É uma iniciativa com aplicabilidade para diversos municípios e estados brasileiros; até o momento, não foi replicada por outros governos locais brasileiros. 

O custo de implantação do projeto foi de cerca de R$ 12.000.000,00. 

Implantação

Início
2013