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Boas Práticas

Conheça o nosso banco de boas práticas em gestão pública, composto por experiências mapeadas em diversos estados e municípios brasileiros.

Modernização da gestão pública
Planejamento; Porto Alegre; Rio Grande do Sul; Qualificação; Desenvolvimento; Servidores
Projeto Desenvolvimento de Competências na Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Público Alvo

Duzentos e noventa (290) Servidores, Gestores e Coordenadores da Prefeitura de Porto Alegre.

Objetivos

Qualificação e desenvolvimento pessoal dos servidores da prefeitura de Porto Alegre (RS).

Como funciona

Projeto Desenvolvimento de Competências na Prefeitura Municipal de Porto Alegre: Definiu e divulgou o perfil de Competências esperado dos servidores da PMPA, mapeou o perfil em 290 servidores Gestores e Coordenadores, criou um Plano de Desenvolvimento Individual para cada um dos mapeados, contribuiu com as atividades de desenvolvimento dos servidores da Escola de Gestão Pública da PMPA, selecionou 25 facilitadores (coaches) dentre os 290 servidores da PMPA, desenvolveu 265 servidores pelo processo de coaching, qualificou a continuidade do Sistema de Capacitação e Reconhecimento, ampliou o suporte às prioridades de governo por meio do desenvolvimento de pessoas.

O projeto foi implantado em 2011 pelo Gabinete de Planejamento Estratégico/Gabinete do Prefeito (GPE/GP), posteriormente (2012) transformado em Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento (SMPEO). Durante a implantação, a prefeitura contou com o apoio de empresas do setor privado.

A iniciativa tem aplicabilidade para diversos municípios brasileiros; até o momento, não foi replicada por outros governos locais. Teve repercussão em jornais de relevância local.

O custo de implantação do projeto foi de cerca de R$ 1.310.094,00.

Implantação

Início
2011
Término
2012