Acesse Cadastre-se

Boas Práticas

Conheça o nosso banco de boas práticas em gestão pública, composto por experiências mapeadas em diversos estados e municípios brasileiros.

Gestão fiscal
Gestão estratégica; Minas Gerais; Planejamento; Ajuste; Fiscal
Projetos Estruturadores

Público Alvo

Público contribuinte e população beneficiada com projetos públicos no Estado de Minas Gerais.

Objetivos

Busca de ajuste fiscal, por meio da redução dos gastos estatais, melhor planejamento do orçamento e aumento da arrecadação.

Como funciona

O projeto foi implantado em 2003 pelo Núcleo Central de Gestão Estratégica de Projetos e do Desempenho Institucional – NCGERAES,  e continua em execução. Para a implantação dos Projetos Estruturadores, não foram envolvidos demais órgãos do governo, nem o setor privado.

Foram tomadas iniciativas para promover o desenvolvimento sustentável do Estado, dentre elas a criação de uma carteira de projetos prioritários, no repasse de recursos do orçamento e no monitoramento intensivo, denominados Projetos Estruturadores. O gerenciamento de projetos utiliza a Metodologia Estruturada de Planejamento e Controle de Projetos (MEPCP). Essa metodologia tem o objetivo de tornar a gestão de projetos mais efetiva.

Foram identificadas evidências de impacto do programa na gestão governamental do estado, além de repercussão em jornais de relevância local e nacional. A iniciativa foi indicada para prêmio em sua área temática.

Essa é uma iniciativa de alta aplicabilidade para estados e municípios brasileiros, e já foi replicada por outros governos locais.

Implantação

Início
2003