Acesse Cadastre-se

Notícias mais gestão

Fique por dentro das últimas notícias em economia, gestão pública e temas relacionados.

21 Setembro 2018 Visão Brasil Competitivo 2018, Congresso MBC 2018

Atualização do estudo Visão Brasil 2030 mostra piora no desenvolvimento do país

Uma atualização do estudo Visão Brasil 2030, que contém metas para saúde, educação e desenvolvimento econômico, foi apresentada na 16ª edição do Congresso Brasil Competitivo. Nicola Calicchio, presidente da McKinsey para a América Latina, apresentou o diagnóstico realizado pela empresa que deu origem às atualizações do estudo. Segundo ele, o resultado dos últimos quatro anos não foi satisfatório. Todos os indicadores de Desenvolvimento Econômico retrocederam. Na educação, estagnaram, e na saúde, poucos indicadores melhoraram.

De acordo com Calicchio, o Brasil mais que dobrou o investimento em educação nos últimos 15 anos. Entretanto, os resultados do país no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) não refletem os investimentos. O Brasil saiu da 31ª posição do PISA para a 63ª de 2003 a 2015. Mais de 50% das crianças de oito anos não conseguem fazer uma soma simples. “Infelizmente, os dados demonstram que não estamos na direção de chegarmos entre os 30 melhores colocados no PISA”, avaliou.

Além disso, o Brasil encontra-se em posição muito inferior nos rankings de eficiência e nos níveis de produtividade. O país possui o 6º sistema tributário mais complexo do mundo e um setor público muito ineficiente. No período de 50 anos, o Brasil dobrou o nível de produtividade por empregado, entretanto, a distância entre a produtividade norte-americana e brasileira permanece a mesma. Países como Coréia do Sul e China tiveram a sua produtividade multiplicada por 10 e 20, respectivamente.

Nicola Calicchio apresentou 18 ideias de alto impacto para ajudar no desenvolvimento do país, nas áreas de produtividade, saúde e educação. Dentre as ideias inspiradoras citadas, o presidente da McKinsey ressaltou a estratégia de expansão da educação para a primeira infância. Segundo ele, a primeira infância produz sete vezes mais do que o valor investido em retorno para a sociedade. Outra ideia ressaltada foi a estruturação do prontuário eletrônico universal, que já foi instituído nos Estados Unidos. “Esse sistema permite melhores diagnósticos e acompanhamento do paciente sem desperdício de recursos”, disse.

Visão Brasil 2030

O estudo Visão Brasil 2030 foi resultado de um trabalho de um ano realizado em 2014 pela empresa McKinsey e pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo teve como base as discussões de 150 especialistas, em 51 cidades, e a opinião de 2.092 pessoas acima de 16 anos.  Ele apresenta aspirações, metas e propostas para o desenvolvimento sustentável do Brasil até 2030. Saiba mais, acesse aqui.

Assessoria de Comunicação Social do MBC