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03 Outubro 2018 desburocratização

Em dois anos, governo digitaliza 116 serviços públicos

Os integrantes do comitê executivo do Conselho Nacional de Desburocratização estiveram reunidos na última quarta-feira, 26, para discutir os resultados que já foram alcançados com a atuação do grupo.  O subchefe adjunto de monitoramento da Casa Civil, Marcelo Sampaio, realizou a primeira apresentação do encontro e destacou que desde 2017 já foram realizadas 116 iniciativas de desburocratização por meio da implantação de serviços digitais.

Dentre as iniciativas recém-implantadas, Sampaio destacou o MeuCadÚnico, em que o cidadão pode consultar informações do cadastro único, e o Simplifique!, que reúne diversos serviços em um só portal. O subchefe ressaltou ainda que a meta para 2019 é finalizar outras 226 iniciativas de desburocratização e digitalização que já estão em andamento.

O diretor do Departamento de Modernização da Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Joelson Vellozo, apresentou no encontro os dados da última pesquisa estatística de avaliação do serviço público. Segundo Vellozo, os resultados demonstram que 71% dos entrevistados consideram os serviços muito ruins. Ressaltou, ainda, a necessidade de mudança desses serviços para que sejam mais eficientes e menos burocráticos.

Para auxiliar no processo de inovação e desburocratização do país, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferecerá eventos de capacitação para agentes envolvidos com o tema. O presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, Claudio Gastal, também propôs incluir na pauta do próximo Encontro Anual do MBC, que ocorrerá em novembro, a agenda em andamento dos processos para desburocratizar o Brasil.

Assessoria de Comunicação Social do MBC