Acesse Cadastre-se

Notícias mais gestão

Fique por dentro das últimas notícias em economia, gestão pública e temas relacionados.

16 Janeiro 2018 capacitação, ENAP

Inscrições abertas para Especialização em Gestão

Estão abertas, até o dia 06 de fevereiro, as inscrições para o curso de Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O curso será realizado gratuitamente. Serão oferecidas 120 vagas.

Para participar, é necessário possuir três anos completos de experiência na administração pública em cargo efetivo ou comissionado, emprego público municipal distrital ou em  consórcio. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet. Clique aqui para acessar o edital.

A especialização tem como público-alvo servidores, efetivos ou comissionados, empregados públicos municipais/distritais, servidores e empregados de consórcios municipais, ocupantes de cargos efetivos e/ou em comissão, em exercício em administração direta ou indireta municipal ou distrital em áreas relacionadas a planejamento, orçamento, gestão, administração, obras, infraestrutura, transporte e planejamento urbano.

O curso tem o objetivo de aumentar a capacidade dos municípios de utilizar ferramentas e instrumentos de planejamento, orçamento, governança, gestão de riscos, elaboração e monitoramento de projetos, associada a conhecimentos técnicos de gestão pública municipal, de gestão metropolitana, de gestão de políticas de infraestrutura local e de planejamento territorial. Visa também a aproximação dos gestores públicos locais ao governo federal e a construção das redes que sustentam a execução descentralizada de políticas públicas por descentralização de recursos, sejam obrigatórias ou discricionárias, em especial a rede do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG.

Serão oferecidas 120 vagas, distribuídas em quatro áreas de concentração: Gestão Pública Local, Gestão Metropolitana, Planejamento Territorial e Infraestrutura Local. Os candidatos deverão ter diploma de graduação em curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e três anos completos de experiência na Administração Pública, no emprego público municipal, distrital ou no consórcio.

A capacitação será oferecida preponderantemente na modalidade presencial na Enap, em Brasília, e tem carga horária total de 400 (quatrocentas) horas, divididas entre disciplinas do módulo básico e do módulo específico, correspondente à área de concentração. O módulo básico tem carga horária de 200 (duzentas) horas, divididas em nove disciplinas obrigatórias, a serem cursadas nas modalidades a distância (EaD), semipresencial e presencial, conforme definido no Anexo I do Edital. A carga horária semanal de aulas é de 40 horas, distribuídas em cinco dias da semana, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

As datas previstas para o início das aulas são: 5 de março de 2018 (cursos em EaD) e 19 de março de 2018 (aulas presenciais). A Enap oferece auxílio financeiro e alojamento para os alunos durante a realização do curso. Mais informações neste link. 

Fonte: Escola Nacional de Administração Pública