Acesse Cadastre-se

Notícias mais gestão

Fique por dentro das últimas notícias em economia, gestão pública e temas relacionados.

07 Março 2018 desburocratização

Desburocratização é tema de debate na Câmara

A desburocratização foi tema de debate na Câmara do Deputados nesta terça-feira, 6, em Brasília. O Seminário Nacional da Desburocratização teve a presença do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, de representantes do legislativo, de especialistas e da sociedade civil. Padilha  apresentou o programa Brasil Eficiente, do governo federal, que busca a redução da burocracia e a melhora dos serviços públicos.

Segundo o ministro, o programa vem colocando em prática uma série de medidas para reduzir a burocracia. “O governo tem um compromisso com a desburocratização, já estão em  andamento 226 iniciativas dos comitês permanentes, sendo 78 concluídas”, destacou Padilha.

O presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, Claudio Gastal, destacou três desafios importantes sobre o tema: o cidadão, a empresa e os meios. Conforme Gastal, a redução da burocracia facilita a vida do cidadão, já para o setor empresarial melhora o ambiente de negócios e os os meios precisam ser simplificados pelo Estado. “Existem muitas legislações que criam entraves ao desenvolvimento do Estado brasileiro e isso precisa ser revisto”. Outro ponto enfatizado por Gastal foi a questão da importância de se abordar o assunto de forma paralela à economia digital. “Esses dois assuntos andam juntos porque não se pode falar de um sem pensar no outro”, avaliou.

O presidente da Frente Parlamentar de Desburocratização, o deputado Valdir Colatto, fez uma dura crítica a atual realidade do Brasil em relação à burocracia. “Queremos grandes parcerias com o governo para que ocorram propostas e sugestões de soluções”, enfatizou. Para o deputado, o legislativo tem que contribuir a sua parte.

Assessoria de Comunicação Social do MBC