Acesse Cadastre-se

Notícias mais gestão

Fique por dentro das últimas notícias em economia, gestão pública e temas relacionados.

20 Março 2018 desburocratização, conselho, conselhão, MBC, Movimento Brasil Competitivo

Conselheiros se reúnem com Temer na próxima quarta, 21

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) realiza a sua 47ª reunião plenária na quarta-feira, 21, a partir de 14 horas, no Palácio do Planalto, em Brasília, com o presidente da República, Michel Temer. Além de Temer participam da reunião o presidente executivo do MBC, Claudio Gastal, representando o presidente do Conselho Superior da organização, Jorge Gerdau; os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil; Henrique Meirelles, da Fazenda; e Raul Jungmann, do Ministério Extraordinário da Segurança Pública.

Esta reunião de trabalho tem dois objetivos principais: o balanço sobre a implementação das sugestões feitas em 2017 e a apresentação de novas propostas do Conselhão ao presidente da República. O CDES colocou o tema Segurança Pública entre as recomendações a serem apresentadas.

A abertura da plenária será feita pelo presidente Temer, seguido pelas falas dos ministros Meirelles, Jungmann e Padilha. Ficará por conta do ministro-chefe da Casa Civil, que é o secretário-executivo do CDES, apresentar os resultados alcançados pelo Conselhão desde 2016.

Será feita prestação de contas do que foi transformado em ação, atos e determinações pelo governo a partir das recomendações do CDES de 2017, sobre ambiente de negócios; educação básica; agronegócio; desburocratização e modernização do Estado; e produtividade e competitividade.

Já foram executadas 65% das determinações presidenciais. Outras 27% estão em andamento e 8% estão em estudos.

O resultado dos trabalhos dos conselheiros sobre saúde; empregabilidade no Brasil do século XXI; investimento e intermediação financeira; segurança pública; e relações internacionais e política comercial será apresentado ao presidente pelos relatores dos grupos de trabalho. Serão 15 novas recomendações.

A exemplo da reunião anterior, quando assinou os decretos de criação do Conselho Nacional para a Desburocratização e do Comitê Intersetorial de Políticas para a 1ª Infância, Temer anunciará medidas em resposta às demandas do CDES. Está prevista a assinatura do Decreto que trata da Estratégia Brasileira de Transformação Digital.

Para celebrar os 15 anos do colegiado, a secretária do CDES, Patricia Audi, lançará o livro “Conselhão: do diálogo aos resultados”. A publicação retrata as mudanças que o fórum vem passando desde a sua recomposição. A apresentação do livro é assinada pelo ministro Padilha.

Caberá também à secretária falar sobre os próximos passos e atividades do colegiado para 2018. Ainda nesta reunião serão empossados sete novos conselheiros.

Fonte/foto: CDES