Acesse Cadastre-se

Notícias mais gestão

Fique por dentro das últimas notícias em economia, gestão pública e temas relacionados.

20 Abril 2018 Desburocratização, Café Anvisa

MBC debate desburocratização na Anvisa

O presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, Claudio Gastal, participou nesta sexta-feira, 20, do Café da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília (DF), apresentando o tema Burocratização, desburocratização e o equilíbrio entre elas. O encontro foi aberto pelo presidente da agência, Jarbas Barbosa, que destacou a parceria do MBC e da Anvisa por meio do Programa de Formação de Servidores que capacita profissionais e os leva a  conhecerem a realidade do processo produtivo das empresas.

Barbosa também disse que a Anvisa é um ótimo lugar para discutir a desburocratização porque a agência tem todos os tipos de cenários desde processos burocráticos. “Mas temos conseguido avançar e são muitas ações de desburocratização também”, destacou.

O palestrante Claudio Gastal fez uma análise da desburocratização na governança e gestão pública. “A desburocratização tem que estar alinhada a uma estratégia, a um plano maior com caminhos claros e onde se deseja chegar”, disse. Segundo Gastal, a governança é algo fundamental tanto no setor privado quanto público. “É ela que dá o rumo”.

Gastal defendeu que o setor público tenha ações de desburocratização de forma paralela a uma reforma do Estado, com a modernização de leis, além de iniciativas de transformação digital. “A desburocratização precisa estar alinhada a um plano estratégico. É fundamental saber quais os rumos e onde se quer chegar”, disse.

Na ocasião, o gerente-geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa, Marcus Aurélio de Araújo, apresentou o caso de sucesso de simplificação do processo de análise de licenças de importação na Anvisa.

Café na Anvisa

O Café Anvisa é um evento interno que se propõe a ser um espaço de discussão de temas voltados à gestão da Anvisa e assuntos técnicos transversais importantes de serem discutidos entre a alta direção e os servidores, promovendo a interlocução e harmonização das percepções e posicionamentos institucionais. Os temas propostos para as sessões foram definidos previamente, baseados nas respostas de uma enquete feita junto aos servidores.

Assessoria de Comunicação Social do MBC