Acesse Cadastre-se

Notícias mais gestão

Fique por dentro das últimas notícias em economia, gestão pública e temas relacionados.

07 Maio 2018 Conselho Superior do MBC

Brasil ocupa o 4º lugar em uso da internet, mas é o 51º em governo digital

O Brasil tem enorme potencial na economia digital e ocupa a 4ª posição no mundo dentre os países com mais usuários de internet e embora estejamos evoluindo, o país deve buscar ser protagonista nesta nova era de economia digital. Já no ranking de governo digital, o Brasil está na 51ª posição. As informações são do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Setic/MP), Luis Felipe Salin Monteiro, um dos palestrantes da reunião do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC). O secretário expôs o processo de transformação digital do governo. Para o secretário de TI “o novo gestor público deve conhecer tanto de tecnologias digitais quanto já sabe de política pública e economia”.

Segundo ele, apenas com a transformação de 38 serviços em digitais, o governo já obteve mais de 400 milhões de redução de custos, tanto para a sociedade quanto para os órgãos, que se valem a eficiência promovida pelas tecnologias digitais. O país tem avançado no tema e neste publicou um decreto com a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital), documento que atende a recomendação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) criando uma política de Estado para a economia digital no Brasil.

Monteiro destacou que a economia do futuro será digital e deverá alcançar todos os brasileiros. Um dos maiores desafios será a capacidade de direcionar esforços e coordenar mudanças estruturais na forma de organização da sociedade, preparando-a para enfrentar as barreiras e, principalmente, para aproveitar as oportunidades da economia digital.

Segundo o secretário, estudos apontam que uma boa estratégia de transformação digital pode chegar a somar 5,7% do PIB de um país, o que seria aproximadamente 120 bilhões de dólares, dados de 2017. Ele aponta ainda que a economia digital cresce 2,5 vezes a mais do que o resto dos setores econômicos. “Estima-se que até 2025, 23 trilhões de dólares circularão no mundo envolto nessa economia digital”, enfatiza.

Assessoria de Comunicação do MBC, com informações do Ministério do Planejamento